quarta-feira, 30 de maio de 2012

 ENCERRAMENTO DO PROJETO "VIOLINOS DE CARTOLA TOCAM NELSON CAVAQUINHO" NO CCC


C/ A Orquestra de Violinos do Centro Cultural Cartola 

 participação especial de sandra de sá 
em
 LEITURAS DOS SAMBAS DE NELSON

No próximo dia 05 de junho, terça-feira, às 19 horas,  o Centro Cultural Cartola  será palco do encerramento do projeto  "Violinos de Cartola tocam Nelson Cavaquinho", com a ORQUESTRA DE VIOLINOS DO CENTRO CULTURAL CARTOLA . O show  contará com a participação especial de SANDRA DE SÁ - que fará a leitura de várias letras dos sambas de Nelson Cavaquinho. As homenagens ao centenário do mestre mangueirense foi apresentada pela Orquestra formada por crianças e adolescentes e teve a adesão de muitos cantores em sua turnê por diversos palcos da Cidade, como Emílio Santiago, Beth Carvalho e Janaína Reis, dentre outros.  O projeto, uma realização  do Centro Cultural Cartola, teve  o PATROCÍNIO CULTURAL CORREIOS. A entrada será franca e informações adicionais poderão ser solitcitadas pelo email: cartola@cartola.org.br. ou pelo telefone do Centro Cultural Cartola: 21 - 3234.5777.
O endereço do Centro Cultural Cartola é: Rua Visconde de Niterói, 1296 - Mangueira. 

Entretanto, as apresentações e shows realizados durante todo esse período de festejos foram apenas parcelas de um projeto que incluiu inúmeros outros itens, tais como: aulas e palestras sobre a vida e a obra do compositor. O mais importante, tanto para o CCC quanto para o apoiador cultural, os Correios, sempre foram o caráter socioeducativo e o potencial de inclusão cultural, como descrito, abaixo, no resumo do projeto.

PROJETO: "VIOLINOS DE CARTOLA TOCAM NELSON CAVAQUINHO"
Patrocínio: CORREIOS / Realização: CENTRO CULTURAL CARTOLA

A iniciativa do Centro Cultural Cartola de efetuar pesquisa e orquestrações de músicas de  Nelson Cavaquinho e de outros compositores, ademais de cumprir sua missão como núcleo de resgate e de referência do samba, se insere no conjunto de esforços que a instituição vem cumprindo, desde a sua fundação, em 2001, no sentido de contribuir para os processos de iniciação musical de qualidade e de formação de plateias e difusão da memória do Samba Carioca.

 Qual o diferencial desse projeto?

O projeto “Violinos de Cartola Tocam Nelson Cavaquinho” tem seu diferencial na convergência de duas vertentes da manifestação da cultura musical brasileira: de um lado, a tradição de uma das mais significativas agremiações de samba da cidade do Rio de Janeiro, a Estação Primeira de Mangueira, e, de outro, a especificidade técnica e de qualidade da formação orquestral.

Portanto, acrescenta-se à particularidade deste projeto o seu caráter socioeducativo e o seu potencial de inclusão cultural através da arte, sobretudo por envolver crianças, adolescentes e jovens de comunidades em geral sem acesso às diversas manifestações da expressão e do patrimônio cultural de nossa sociedade.

Metodologia:
·         Aulas com palestras sobre vida e obra do compositor
·         Aulas de educação musical com repertório do compositor
·         Culminância: Apresentações no Centro Cultural dos Correios, no Centro Cultural Cartola, na quadra da Estação Primeira de Mangueira, dentre outros locais. E concertos didáticos no CCC para escolas municipais e estaduais precedido de palestras.

BREVE HISTÓRICO - ORQUESTRA DE VIOLINOS DO CCC

Orquestra de Violinos Cartola Petrobras é formada por crianças, adolescentes e jovens das comunidades da Mangueira e adjacências. Iniciado há seis anos, este projeto integra o programa de inclusão social através da arte e de resgate da cidadania desenvolvido pelo Centro Cultural Cartola e  foi patrocinado pela Petrobras. 

Contando  com cerca de oitenta participantes, com idades entre 7 e 15 anos, a iniciativa tem por principais objetivos a promoção da identidade cultural, a orientação artística, a educação do gosto, o desenvolvimento de novos talentos e a formação de plateias, incluindo em seu repertório desde obras tradicionais para orquestra e peças especialmente escritas até o samba e outras manifestações da música popular brasileira. A Orquestra de Violinos do Centro Cultural Cartola realiza apresentações recorrentes por solicitação de diversos proponentes e parceiros em diferentes espaços e ocasiões, permitindo aos seus integrantes a oportunidade de vivenciarem a experiência orquestral. em sua plenitude, não apenas do ponto de vista técnico, mas, também, em seu relacionamento com o público em distintas circunstâncias.

 Eulália Figueiredo (Assessoria de Imprensa)
(21 - 8606.3076 /  2636.5630)


Nenhum comentário:

Postar um comentário