quarta-feira, 24 de outubro de 2012

Centro Cultural Cartola, Samba zÉ Samba e o Site Portelaweb apresentam: Cine Debate com a Portela em "Gosto que me enrosco", unindo a Festa de 12 anos da Portelaweb e Velhos Malandros.


Iniciando as comemorações dos 12 anos do Portelaweb, a equipe do site, o Centro Cultural Cartola e o jornalista Alexandre Nadai e o Samba zÉ Samba unem os projetos Cine Debate e Velhos Malandros, no próximo dia 27, a partir das 14h. 


No Cine Debate, que vai para sua 3ª edição, o tema é o enredo da Portela de 1995, “Gosto Que Me Enrosco”, considerado por muitos críticos uma aula de desfile de escola de samba. Personagens do histórico desfile da Águia estarão debatendo o carnaval que levou a escola ao vice-campeonato daquele ano com um samba antológico. Estarão compondo a mesa de debates o intérprete Rhychahs, o diretor de bateria Mestre Mug, o diretor de harmonia Djalma, o mestre-sala e coreógrafo de comissão de frente Jerônymo, e Júnior Escafura, filho do ex-presidente da Portela Luiz Carlos Escafura. Completam a mesa os integrantes do Portelaweb Fábio Pavão(mediador) e Paulo Renato Vaz(comentarista). 

Logo depois, a roda dos Velhos Malandros, que tem como característica o resgate da história de grandes nomes do samba, presta homenagem ao aniversário do Portela Web e exalta o “Orgulho de Ser Portelense”, relembrando sambas antológicos. E o melhor: a entrada é gratuita.


No “Velhos Malandros”, o Samba zÉ Samba tem Ruy Ipanema (violão), Maurício Monteiro(cavaco/voz), Vanessa Reis(banjo/voz), Rafael(cavaco), Julia Simões(percussão/voz), João Mandarino(tantan/voz) e Jorginho(pandeiro). O jornalista Alexandre Nadai é o mestre de cerimônias da roda, que recebe alguns dos principais nomes do samba e abre espaço para os compositores mostrarem suas obras. Desde o início do projeto, em 03 de dezembro de 2011, já passaram pela roda nomes como: Zé Luiz do Império, Tia Surica, Tiãozinho da Mocidade, Zeh Gustavo, Bia Aparecida, João da Valsa, Adilson Bispo, Noca da Portela, Jorge Callado, Jorgynho Chinna, Lúcia Garcia, Samba Na Fonte, Lu Fogaça, Pecê Ribeiro, Anderson Baiaco, Renatinho Partideiro, Marcos Diniz, Juninho Thybau, PQD da Portela, Roberto Serrão, Rod da Mangueira, Djalminha da Mangueira, Samba de Benfica, João da Valsa, Ivan Milanez e Tânia Malheiros.



No repertório, além dos sambas inéditos, serão lembrados nomes como Nelson Cavaquinho, Jacob do Bandolin, Beto Sem Braço, Cartola, Paulo César Pinheiro, Noel Rosa, Almir Guineto, Candeia, Delcio Carvalho, Mauro Diniz, Wanderley Monteiro, Noca da Portela, Wilson Moreira, Wilson das Neves, Nei Lopes, Nelson Sargento, Monsueto, Camunguelo entre outros.



O Samba Zé Samba tem como base os Zés do nosso Brasil, representados na figura do malandro, do sambista, do capoeirista, antes discriminados, mas que hoje tem a sua arte reconhecida. Lembra também o Zé Pereira, um dos principais personagens do carnaval carioca.

  

Nenhum comentário:

Postar um comentário